Birdwatching – Observação de pássaros

Na enorme lista do que fazer em Itacaré, poucos conhecem uma atividade diretamente ligada à exuberância da natureza por lá – o turismo de observação de aves. A região, dominada pela Mata Atlântica, é rica em diversas espécies e perfeita para o birdwatching, que é prática turística da observação das aves em seu habitat, sem interferências. A ordem é entrar pela Mata, apreciar o verde e os passarinhos com muito respeito – para alguns praticantes, até mesmo fotografar não vale a pena.

Foto Leonardo Patrial – Beija-flor Safira

A prática começou na cidade com o biólogo Leonardo Patrial, que começou a divulgar fotos e sons captados por ele na região no site Wiki Aves e passou a receber propostas para guiar grupos por lá. Juntos, os observadores de aves já registraram em Itacaré mais de 400 espécies. Com ou sem fotografia, com certeza será inesquecível para os que conseguirem avistá-lo, sempre com muito respeito aos animais.

Foto Leonardo Patrial – Curruíra

Dentre as espécies mais comuns, destacam-se a saíra 7 cores,  saíra-pérola, cambada-de-chaves, bem-te-vi rajado, corrupião, galinha do mato, garça, martim pescador, sanhaço de coqueiro, sanhaço cinzento, araçari de bico branco. Entre as mais raras ou ameaçadas de extinção, encontram-se o anambé de asa branca, urutau de asa branca, araponga e o macuquinho baiano, entre outras. 

*Texto atualizado em 19/7/23
Compartilhe esta publicação:
2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido