Praia com chocolate!
Itacaré está aberta para o turismo, com todos os cuidados que o momento pede. Que tal aproveitar a Sexta-Feira Santa para uma viagem rápida por lá, curtindo a natureza? Confere duas dicas de passeios perfeitos para um feriado doce e alegre como esse!
Roteiro das 4 praias - Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho
Em um dia, dá para conhecer as quatro praias mais famosas, e quase desertas, de Itacaré – a entrada inicial fica no quilômetro 12 da estrada que liga Itacaré a Ilhéus, a BA-001. O ponto tem estacionamento com preço fixo de R$ 10,00.
Do estacionamento, em uma caminhada de trilha de mais ou menos 15 minutos você chega na Engenhoca, que além de linda e boa para surf, tem um riozinho na praia para um mergulho de água doce.
De lá, voltando pelo mesmo caminho até a bifurcação e virando à esquerda, você vai para a Havaizinho. Com poucas ondas, é gostosa para banho e uma subidinha nas pedras laterais oferece um visual panorâmico perfeito!
De lá, siga a trilha de 400 m, no canto direito, até a Praia de Camboinha. Sem nenhuma estrutura de barraca ou ambulantes, a praia é um convite ao ócio na melhor essência da palavra.
Por fim, na ponta direita de Camboinha, começa a trilha para Itacarezinho, de mais ou menos 15 minutos. É bem visível e marcada. Antes de chegar, faça uma parada no mirante e registre a vista espetacular. A volta sem parada dá uns 3 km – não deixe ficar muito tarde porque toda a trilha é pela mata.
História do Cacau
Domingo de Páscoa pede chocolate! E onde encontrar o melhor, se não na Terra do Cacau? Até meados da década de 70, Itacaré tinha como principal fonte de renda o cultivo de cacau.
Hoje, algumas dessas fazendas antigas abrem visitação aos turistas que querem conhecer um pouco dessa história – muito bem contada por Jorge Amado em diversos livros – saber como é feita a produção do fruto e, melhor parte, participar de uma degustação dos chocolates fabricados por lá.
Na Fazenda Santana você vai provar o chocolate Morbeck – vencedor de três prêmios internacionais, além de biscoitos, geléias, bolos e doces. Na Vila Rosa, destaque para o lindo casarão, bem decorado com móveis de época, e seu lindo jardim. Em ambas, tem lojinha para você voltar carregada de guloseimas.